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Fotografias:Viorel Plesca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Complexo Monacal é um local de culto para os monges da Ordem das Carmelitas Descalças, uma ordem contemplativa conhecida por sua austeridade. A partir disso, criou-se um conceito - inspirado na arquitetura tradicional romena, mas de forma reinterpretada, modernizada e adaptada às necessidades atuais.
O desejo do cliente era eliminar a associação entre os ornamentos e detalhes da construção aos símbolos religiosos, mas, ao mesmo tempo, construir sem profanar o local de maneira alguma.
Encontrar e assumir a arquitetura tradicional foi um grande ganho para o projeto, além de uma grande expediência.
A austeridade da ordem e a simplicidade da arquitetura tradicional romena relacionam-se muito bem. Simplicidade não significa a eliminação total do adorno, mas utiliza-lo de forma a chamar atenção a ele. Criou-se um jogo de branco e perto nas fachadas de madeira - inspirado na arte da carpintaria. A cabeça do cavalo, símbolo da maestria, é o fio condutor do detalhe enquadrado, onde as janelas e painéis demarcados impõem um ritmo, onde pilares de madeira maciça
A torre, o monastério, a casa de hóspedes e a igreja em conjunto dão luz a dois pátios. Um para o ritual, exclusivo para os monges, e outro, maior, que desempenha um papel de congregação para a paz e o descanso espiritual.
Todo o conjunto leva o escudo tradicional, não como cópia, mas como reinterpretação, porém a igreja vai além, e se esconde no interior de um universo único, uma interpretação moderna da antiga estrutura, um fluxo especial das forças. A imagem do antigo arco leva à beleza da estrutura de madeira, que sempre esteve oculta em outras épocas. O arco apoia-se sobre 12 pilares, apoios de madeira laminada, que unem as paredes e chegam ao solo em embasamentos de concreto sólido. O piso de zebra, um granito natural, faz a transição da obscuridade à luz, do profano ao divino.
Passando por cima do solo de vidro que cobre a cripta, onde o fogo eterno nos remete ao lugar de onde viemos e ao qual voltaremos algum dia. A porta de entrada da igreja é uma porta de madeira maciça com elementos de bronze e a temática da Anunciação. Madeira lixada à mão e uma faixa de vidro transparente convidam a entrar.
Os vitrais são em tons simples de amarelo suave, desenhadas para emoldurar a pequena e fina estrutura de madeira. O mosaico preenche todo o altar, trazendo - indiretamente - a luz ao interior da igreja. Varandas laterais apoiam-se na estrutura de madeira com o fluxo metálico das faixas, um elemento que nasce da necessidade de atenuar uma possível estrutura maciça e pesada na área central, que poderia gerar uma falta de harmonia.
Na era das novas tecnologias de transição no campo da construção e, em particular, em uma época de surgimento de novos programas e de avanços na temática de projetos nos quais a alternativa moderna, dando espaço à tradição, onde a função cumpre os requisitos de idade e antiguidade.